Competição retorna ao calendário após hiato em 2025; último campeão foi o Operário VG, em 2024
A Copa FMF está de volta ao calendário do futebol mato-grossense. A competição será disputada no segundo semestre de 2026, com início previsto para setembro, e valerá vaga na Copa do Brasil de 2027.
A confirmação do retorno foi feita pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Diogo Pécora, durante participação no podcast Põe na Conta. O torneio não foi realizado em 2025.
Em novembro de 2024, clubes e Federação votaram, em arbitral, pela extinção da competição. Com a anuência dos clubes, a entidade reintroduz a disputa no segundo semestre. O último campeão foi o Operário VG.
Caminhos para a Copa do Brasil
O primeiro e o segundo colocado do Campeonato Mato-grossense garantem vagas diretas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.
A vaga da Copa do Brasil que seria destinada ao quarto colocado do Estadual será repassada ao campeão da Copa FMF.
O Primavera, rebaixado para a segunda divisão, e o Cuiabá, eliminado nas quartas de final, têm dois caminhos possíveis para disputar a Copa do Brasil de 2027: vencer a Copa FMF ou conquistar a Copa Centro-Oeste e, posteriormente, ganhar a Copa Verde.
O regulamento estabelece que o campeão da Copa Centro-Oeste assegura vaga na Copa Verde. Apenas o campeão da Copa Verde garante classificação para a Copa do Brasil.
No caso do Cuiabá, que disputa a Série B, a equipe teria ainda a possibilidade de conquistar a competição nacional, assegurando vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
Principais campeões
A Copa FMF registra 12 clubes campeões. O ranking é liderado pelo Luverdense:
- Luverdense – 4 títulos
- Mixto – 3 títulos
- Cuiabá– 2 títulos
- União Rondonópolis– 2 títulos
Com um título aparecem: Várzea Grande, Cacerense, Araguaia, Vila Aurora, Rondonópolis, Dom Bosco, Nova Mutum e Operário VG.











Leave a Reply